Os melhores coachers (pra rir não intencionalmente)

Hell Ravani
7 min readApr 28, 2019

Um eterno presente que a Internet deu a comédia foi potencializar o humor não-intencional, ou aquilo que não foi produzido pra ser um produto cômico mas acaba virando quando interage com a realidade. Com alto poder memético, tais[fracassos bem sucedidos] atingiram públicos maiores do que obras humorísticas bem calculadas. E aí começou a acabar a graça do meme não-intencional porque o mercado tava desesperado pra ter o mesmo retorno então esticou a piada que nem a gente faz no Twitter quando não tem nada pra fazer. Saíram chupando tudo pela frente — e beleza, mas chupar tanto assim cansa, né?

Globo tentando recriar uma incongruência espontânea ou o velho de boné querendo ser jovem?

Agora, a beleza do humor não-intencional saturou porque o natural foi desfigurado na obsessão de virar hit, interagindo com o humor tradicional sem evolução nenhuma. O que é pensado pra fazer rir virou uma reciclagem triste de´tendências´ estratégicas que não trazem frescor algum.

humor novo com uma cara de Adnet há 15 anos atrás

E cadê a graça natural em tempos artificiais? Como ´sucesso´virou sinônimo de ´produzir conteúdo´, têm surgido personagens que me dão aquele mesmo choque de surrealismo que os memes de antigamente, ainda mais no universo infinito dos coachers, os novos Messias sem poderes mutantes. Nesse TOP os dividi em categorias sem rankear as pessoas porque tanto faz ESSAS pessoas, se não fossem elxs, seria qualquer bonecão de posto. E por mais que eu veja graça nessa lasanha de frustrações, é muito prejudicial — pra não dizer oportunista. Claro, são trabalhadores muito mais a fim de encontrarem um corre pros boletos, mas a forma que escolheram comunicar o marketing pessoal pra tentar viralizá-lo é o mais intrigante/alucinante/SEILACARA.

1 — OS HACKERS

Num corte-colagem inusitado esses caras unem: filosofia oriental, moda indie, conselho de vó e as ideia “moderna” dum publicitário fã de StarWars pra te convencer que sua existência pode ser RAQUEADA. Claro, é tudo pensando em atingir a alta performance, sonhada até pelas máquinas de lavar no modo centrifugação. Ao juntar, auto-ajuda com a mágica dos algoritmos até que é preciso ter uma certa criatividade pra se destacar no hackeamento, só que não muito.

Já parecem tudo uns clones deles mesmos

Curiosos e superficiais eles tentam substituir os gurus pra qualquer problema, inclusive a quem demanda tratamento real. Pode ser engraçado pra mim, pode ser que ajude alguém mas certos assuntos tinham que ser proibidos pra coach ou o Ministério da Saúde deveria pelo menos obrigar essa gente a mandar aquele AVISÃO DE TELA AZUL: ESSE PROFISSIONAL NÃO CURA, SÓ AJUDA A MATAR O TEMPO.

UM VÍDEO NO MÍNIMO ESTRANHO

Aqui o lance perde a graça completamente e você vê a faceta do mal dessa piada: tem gente que defende os métodos porque se sente desacreditado até mesmo com terapia e vê nessas baboseiras algum sentido pra seguir nessa caminhada, enquanto a turma do bullying fica só julgando ~AH MAS O QUE ESSAS PESSOAS TEM NA CABEÇA? Bem, se você perdeu o último capítulo o mundo tá mega cagado, né? Se tem público, vai ter gente disposta a entregar.

NOFAP: O movimento anti masturbação difundido pelos hackers pra sapecar sua energia

Pra mostrar que concluiu o cursinho de inglês rola salpicar termos no ~RANDOM pra MASTERIZAR seu FLOW no high RELAX.

2 — OS QUÂNTICOS

Tem muita coisa injustiçada nesse mundo coacher e a Física Quântica não fica atrás acabando por justificar qualquer porra que os coachers não saibam explicar.

Através de um poder que vem de dentro - não confundir com diarréia — eles prometem liberar um fator de cura que vai te AUTO-curar de corrimento vaginal a alcoolismo, como no feed do tal Professor quântico abaixo:

Assim como outras “curas” eles também atestam pesquisas, números e umas teorias tão sofisticadas que nem o próprio Einstein poderia sonhar (afinal isso tudo tá mais prum pesadelo)

E como diabos as pessoas viram um coach quântico? Bem, podemos dizer que é meio da noite pro dia.

Lembrando que mesmo essa “cura" que eles tão vendendo é sempre em função duma ALTA PERFORMANCE TECNOLÓGICA que parece até que tu vai virar o C3pO numa quarta dimensão (seja lá onde isso for)

Nem mesmo os adolescentes conseguem escapar e cada vez mais cedo tem gente mais ansiosa na pira de PRODUZIR.

3 — OS CRISTÃOS

Uma evolução dos pastores de Igreja, eles adivinha? Também são pastores de Igreja, só que agora também usam A TECNOLOGIA pra dar aquela bombada no espírito. COINCIDÊNCIA? Acho que não…

Igreja tem muito a ver com marketing, desde o tempo que lançaram e relançaram o Cristianismo pra dar uma segurada na queda de Roma.
Agora, a ideia de modernidade chega a ala evangélica dum jeito bem leve, misturando cultura pop e filtros de Instagram a ideias bem tradicionais e pouco tecnológicas.

Uma nova mulher independente: aquela que vive a vontade alheia, não a dela. MODERNÃO HEIN.

É um jeito de evoluir sem sair do lugar! Não é Deus, é tecnologia, mas é Deus também e na verdade não tem tecnologia! Estamos só fazendo as mesmas coisas de sempre com outra cara! YAY #DeuséTop

o nome do evento é empoderamento na veia

4 — OS PRA VIDA

Quem é coacher raiz sabe falar um idioma próprio onde VIDA vira LIFESTYLE e que na verdade significa ´tudo junto num soma nada´. Essa categoria não costuma se intitular como COACHER porque eles se enxergam como professores da vida. Temos verdadeiras celebridades dos memes nesse hall, como a ´garota do Vale´ que depois de viralizar com seu projeto de ONG meio hamburgueria coletiva, não parou a inovação por aí.

Pós fiasco ZEBELEO: Bel não desistiu de ser a melhor conselheira inútil do país.

O canal dela é um bom jeito de entender essa mentalidade que realmente não tem medo de experimentar (conselho que a própria dá e segue), o interessante é reparar nos personagens que permaneceram no Folclore dela depois da mega-empresária ter sido dissecada pelo país inteiro como uma piada sem noção — pra não dizer o gozo dos macho de tirar o poder duma mina pelo menos bem sucedida.

O CARA SE CONHECE TÃO BEM QUE É PRESIDENTE DO AUTOCONHECIMENTO

O problema de ter qualquer empatia com a Bel ou qualquer outro coacher que só parece estar esforçado fazendo seu lance sem incomodar ninguém, é que essa galera tá tirando dinheiro de gente mais desesperada que eles, vendendo cursos e ensinamentos vazios em troca de mandar a real da VIDA ou LIFESTYLE: invista sua grana em cursos que realmente existem.

É comum notar uma retroalimentação do próprio universo, onde o conteúdo é voltado pra divulgar os cursos e o conteúdo se perde totalmente.

Meu mantra: Abra sua mente, maconha também cura a gente.

5 — OS ÚNICOS
Talvez tô no erro porque nem sei dizer se certas pessoas são mesmo coacher ou quê tá rolando, só sei que essa arte de cochear já atingiu níveis que até difícil de entender. O egossauro é o melhor exemplo, porque se coloca como um projeto para entender os ególatras, babacas do mundo, etc.: MAS que na prática se traduz como vlogs de um cara comentando assuntos aleatórios (seria ele um Egossauro tentando encontrar seus irmãos e voltarem todos em segurança para seu planeta Natal?)

okkk

Pelo menos ele não tá tentando vender livros, cds, ou curso sobre um futuro que já existe mas por outro lado tem a mesma visão missioneira de salvar o mundo das cáries cedendo o lugar no ônibus pro vizinho. Sem pensar na própria complexidade da experiência, o seu vizinho gosta de ficar sentado? Talvez ele participou de alguma chacina e mereça ficar em pé um pouco pensando nos erros do passado, seilá, e, nem sei se isso é uma versão pós-modena-evangélica de coaching, tá tudo estranhamente engraçado.

--

--